quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A HORA É AGORA!


Enquanto o Brasil chora as mortes absurdas de Santa Maria, proliferam nas redes sociais e na mídia as manifestações de revolta com a insegurança das “casas noturnas”, a irresponsabilidade dos empresários e a inépcia das autoridades.

O clamor por justiça e providências se espalha com a velocidade das chamas e da fumaça venenosa que mataram em minutos 235 jovens – até agora.

A onda de indignação que corre pelo país traz uma salutar sacudida na nossa leniência.

Sim, somos todos culpados.

Somos culpados por só nos mobilizar quando o pior acontece, por deixar nossos filhos freqüentarem muitos destes lugares sem pensar no risco que eles correm.

Somos culpados por achar que os bombeiros são infalíveis em suas avaliações técnicas, e por acreditar que os tais alvarás concedidos pelas prefeituras são outorgas inquestionáveis, concedidas após draconianas análises de todos os perigos.

Os politicamente corretos que me perdoem, mas infelizmente, a nossa cultura não prima pelo amor à prevenção efetiva, aquela que sacrifica sem dó nem piedade o prazer, a diversão e até mesmo tradições, em nome da segurança absoluta e o respeito à vida.

Talvez um dia evoluamos para uma mentalidade mais pragmática, fria e justa.

Mas ainda somos inconseqüentes incorrigíveis, tolerantes com os riscos mortais que estão na nossa cara desde sempre.

Tudo porque até aquele momento não aconteceu uma tragédia como a de Santa Maria.

Tudo porque ainda não morreram os filhos de algum conhecido, ou os nossos.

Junto com a comoção geral, naturalmente exacerbada pela mídia, vem uma espécie de paranóia que deflagra um frenesí de cobranças por justiça, que não raro se transforma no que muitos gostam de chamar de “caça às bruxas”.

Tenho visto autoridades dizendo e se contradizendo, apelando para o chavão da fatalidade, desconcertadas com a pressão por respostas objetivas.

Tenho visto mil opiniões sobre o que deveria ou não deveria ter sido feito para prevenir o acontecido.

Cada brasileiro, que já era técnico de futebol, se tornou especialista em segurança da noite para o dia.

Uma avalanche de verdades esquecidas e bobagens rematadas nos inflama e nos confunde, a cada reportagem sobre as mortes na Kiss.

Vai se criando um clima que remete àquela imagem clássica da turba ensandecida com tochas e foices na escuridão em busca dos culpados.

E isso é tão ruim assim? É. Mas talvez nem tanto.

Talvez tenhamos que viver este turbilhão de emoções, de informações e desinformações, para extrair alguma lição perene desta história toda. 

É claro que neste ambiente tomado de indignação, os exageros crescem e potencializam a revolta oca, que cria o tumulto turbinado pelo clamor de justiça, mas gera mais estardalhaço que resultados efetivos e permanentes.   

Na mira da mídia, autoridades procuram demonstrar que, desta vez, vão consertar o que nunca deveriam ter deixado se deteriorar - culpando os antecessores e as falhas da lei, naturalmente; a população brada nas ruas as soluções que exige de uma vez por todas; a mídia segue o clima e dá sua contribuição de esclarecimento e confusão.
E o que sobra disso tudo?

Estamos vivendo um providencial teste para as nossas instituições.
 
Uma prova de fogo (desculpem o trocadilho inoportuno, mas não é hora de ser politicamente correto) para toda a sociedade.

Hora de arrancar o véu da conivência, hora de manter a mira nas soluções prometidas, especialmente quando a fumaça negra desta hora se dissipar e a vida voltar ao “normal”.

Muitos donos de estabelecimentos noturnos já protestam que estão sendo sacrificados pelo excesso de rigor instaurado no pós-tragédia, e talvez tenham razão, em alguns casos.

Mas a hora é agora.

Entre exageros e eventuais abusos e desmandos de fiscalização, há de nascer desta pressão toda uma nova mentalidade, que, mesmo incipiente, aponte uma nova cultura de respeito à vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário